Notícias

Soluções Rotam Junto a Pesquisa

Soluções Rotam Junto a Pesquisa

 

A FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) foi instituída pela Cooperativa Agrária (Guarapuava- PR) para gerar e aplicar tecnologias que atendam à demanda de produtividade do cooperado, bem como à qualidade requerida pelas unidades de negócios e clientes.

Os pesquisadores altamente qualificados atuam em áreas específicas, com o intuído de gerar informações completas e direcionadas às regiões de atuação da cooperativa. As informações técnicas provindas do trabalho de pesquisa são utilizadas pelos agrônomos da assistência técnica e aplicadas junto aos cooperados. As tecnologias também são difundidas por publicações, treinamentos, palestras e eventos técnicos específicos, como o Dia de Campo de Verão e o WinterShow – considerado o maior evento relativo a cereais de inverno no Brasil. (fonte – Cooperativa Agrária)

 

“A Parceria ROTAM e FAPA, gera informações sobre manejos na cultura da soja e cereais de inverno, sendo que nos protocolos de uso da mistura pronta de tebuconazole + carbendazim (Tebuzim® 250 SC) no vegetativo, principalmente em sequencial nos estádios fenológicos V3 e V6 da Soja, trouxeram excelentes retornos em produtividade, manejo do complexo de doenças e atraso principalmente da ocorrência de ferrugem asiática. Os estudos demonstraram que a associação equilibrada dos referidos ativos proporcionaram uma grande capacidade de estímulos na planta e um efeito fisiológico de diminuição de dominância apical e aumento de Ramos laterais na Soja, quando aplicados em estádios, V3 a V6 e pré-florescimento, o que consequentemente converteu em mais internódios nas plantas e maior engalhamento, alem do controle do complexo das demais doenças, proporcionando maior volume de folhas, vagens e aumentos potenciais de produtividade. A função “extra” desta mistura de efeito fisiológico poderá auxiliar o estabelecimento de uma dupla aptidão, onde em um mesmo produto consegue-se o manejo de doenças e regulador de crescimento, principalmente para variedades de soja com problemas de acamamento. Desta forma “constrói-se” uma planta mais compacta e robusta com maior potencial produtivo e principalmente sustentação e manutenção de área foliar” 

(Segundo Heraldo Feksa, Pesquisador Fitopatologista Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária(FAPA)